Origem do bacalhau: conheça a história do peixe consumido em vários países

Por trás da tradição de preparar uma bacalhoada na Semana Santa, por exemplo, tem também a história da origem do bacalhau. E para nós, brasileiros, ele vem de muito longe.

No post de hoje, você vai descobrir de onde vem o bacalhau e conhecer um pouco mais sobre esse peixe que é saboreado bastante aqui no Brasil e em vários outros países do mundo. Confira!

Origem distante

Apesar dos pratos à base de bacalhau terem se tornado parte importante da culinária portuguesa, o peixe é encontrado nas águas frias do Pólo Norte, na região da Noruega e da Islândia.  

Foi em solo norueguês que o holandês Yapes Ypess fundou no século IX, segundo registros, a primeira indústria de transformação do peixe. Com o passar do tempo, a demanda pelo bacalhau aumentou em países da Europa, América e África.

Nesse cenário, a Noruega se tornou um polo mundial de pesca e exportação do bacalhau. É de lá que vem o bacalhau preparado no Restaurante do Porto.

História milenar

O pioneirismo no consumo do bacalhau é atribuído ao Vikings, antiga civilização da região da Escandinávia cuja história é data aproximadamente do século VIII ao século XI.

Essas pessoas tinham uma vida muito voltada para o mar, passavam meses viajando e começaram a pescar o bacalhau. Como naquela época ainda não existia o sal, os Vikings criaram sua própria forma de conservar o alimento.

Eles deixavam o peixe secar ao ar livre até ele endurecer para depois ser consumido em pedaços durante as suas longas viagens. Tal procedimento, porém, gerava uma perda de cerca de um quinto do peso do bacalhau.

Impulso ao comércio

Por volta do ano 1000, o pescado começou a ser comercializado pelos povos bascos, agora já salgado. Dessa forma, o bacalhau podia durar mais tempo. Naquela época, os bascos ocupavam o território de províncias da França e da Espanha. 

Eles foram os responsáveis por expandir a venda do peixe para diversos países, já que ele não estragava mais com tanta facilidade graças ao sal.

Chegada a Portugal

Foi no período das grandes navegações, por volta do século XV, que os portugueses descobriram o bacalhau.

Esse peixe se tornou a solução para oferecer aos viajantes uma alimentação mais saudável durante as longas viagens marítimas. Ele se tornou tão presente que passou até a ser chamado pelos portugueses de “fiel amigo”.

Rapidamente, o consumo do bacalhau se espalhou também entre a população de Portugal, tornando o país um dos maiores consumidores do tradicional pescado. O país também foi o primeiro importador do bacalhau da Noruega no mundo.

Expansão do consumo

Além das qualidades nutritivas e do sabor marcante, o bacalhau também chegou à mesa de mais pessoas por meio da influência da Igreja Católica.

A proibição da ingestão de carne vermelha nas sextas-feiras, durante o período da quaresma e em outras datas do calendário cristão, acabaram abrindo mais espaço para o bacalhau.

O que você achou de saber mais sobre a origem do bacalhau? Já conhecia essa história?

Se você quiser saborear esse peixe delicioso, faça o pedido do seu bacalhau salgado ou dessalgado no site do Restaurante do Porto