A Semana Santa e a Páscoa já estão aí e você ainda vai comprar bacalhau para preparar no almoço em família? Então fique atento!
Como o preço do verdadeiro bacalhau é mais alto, alguns estabelecimentos podem salgar outros tipos de peixes para vendê-los como se fosse a mesma iguaria, porém com um valor menor.
Confira nossas dicas para não errar na hora da compra e nem levar para casa um produto de má qualidade. Vamos lá?
1 – Não se deixe atrair pelo preço baixo
O verdadeiro bacalhau é realmente mais caro. Ao comprar um produto com valor menor, você pode descobrir que se trata de outro peixe somente depois que ele estiver pronto e perceber que o sabor e a textura estão diferentes.
2 – Observe a aparência do peixe
Esse é um dos aspectos mais importantes para garantir a qualidade do bacalhau. Veja o que você deve analisar antes de escolher seu peixe:
- confira se o bacalhau tem a pele clara e uniforme. Ele não pode ter manchas avermelhadas e nem pontos pretos, que podem indicar bolor;
- certifique-se de que as bordas do pescado são claras. Somente espécies mais baratas têm parte escuras em volta do corpo;
- verifique se o rabo do bacalhau é reto ou apenas ligeiramente curvado para dentro;
- observe ainda se há uma espécie de pó branco ou cinza na pele do peixe. Isso pode ser um sinal de que ele foi mal processado ou conservado.
3 – Verifique a textura e o cheiro do bacalhau
Outra diferença básica entre o autêntico bacalhau e outros tipos de peixe é a textura. Enquanto o “falso” bacalhau tem a pele mais dura, no verdadeiro ela é bem mais macia e se solta com muita facilidade, só de puxar com a mão.
Fique atento também o cheiro desse tipo de peixe, que é bem característico.
4 – Cuidado ao comprar o peixe já embalado
Fique de olho no conteúdo do pacote. Se você não prestar atenção, pode acabar levando para casa pedaços do rabo e das barbatanas. Essas partes do bacalhau têm que ser descartadas, pois não servem para preparar nenhuma receita.
5 – Confira se o bacalhau está bem seco
O recomendado é não comprar o pescado se ele estiver com muito sol ou umidade. Para verificar isso, pegue a peça inteira pela “cabeça” e solte a cauda. Se ficar reta significa que o bacalhau está bem curado e você pode comprar.
Por outro lado, se ele se curvar é sinal que está mais úmido.
O que você achou das nossas dicas de como comprar bacalhau? Ficou mais fácil escolher o peixe?
Agora, se você não quer ter que se preocupar com isso, peça seu bacalhau salgado ou dessalgado no site do Restaurante do Porto. É prático, rápido e o mais importante: você pode confiar!