Especialista ensina como dessalgar bacalhau

Muitas pessoas adoram preparar a tradicional  bacalhoada na sexta-feira Santa. Porém, uma das dúvidas que a maioria tem é sobre como fazer o dessalgue.  Leonardo Duarte, um dos diretores do Restaurante do Porto e  especialista no assunto dá dicas sobre como é o processo:

O processo de dessalgar o bacalhau é simples, mas bastante delicado. Os pequenos detalhes do preparo a finalização geram resultado positivo:

  • O tempo de dessalga é variável, primeiro pela quantidade, e segundo pelo paladar.
  • Bacalhau com pedaços mais grossos, exigem um tempo maior na água. O tempo é variavel, de acordo com espessura do bacalhau X quantidade de bacalhau imersa X ponto do sal ( a gosto).
  • O  tempo para tirar o sal do bacalhau sem prejudicar as qualidades das fibras pode durar três dias.
  • A troca da água se faz de quatro em quatro horas, a retirando por completo e a dica é: ao fazer a troca, sempre adicionar mais água gelada.

Leonardo conclui dizendo que não existe uma cartilha “o certo é ir experimentando depois de 24h, até chegar no seu gosto”.

O Restaurante do Porto possui  unidades na Rua Espírito Santo, 1507, no bairro de Lourdes e na Rua Conselheiro Lafaiete, 2099, no Cidade Nova. As casas funcionam de segunda-feira a domingo, de 11 horas à meia noite (com intervalo, de segunda a quinta-feira, de 15 às 17 horas). Há manobristas nas duas unidades e, ainda, música instrumental com piano à noite. Formas de pagamento: todos os cartões de crédito. Informações sobre pratos e delivery pelos telefones (31) 3222-7300 (Lourdes) e 3482-9870 (Cidade Nova).