Origem do bolinho de bacalhau: conheça a história desse famoso petisco

Servido como entrada para o almoço em um restaurante fino ou como petisco em mesas de bares, acompanhado de uma cerveja gelada. O bolinho de bacalhau está em todo lugar.

Feito à base de bacalhau e batata, a iguaria surgiu em Portugal e o costume de consumi-la foi trazido pelos portugueses que vieram para o Brasil. Quer saber mais sobre a origem do bolinho de bacalhau? Então confira o post de hoje!

Origem do bolinho de bacalhau: herança portuguesa

Apesar do petisco ter surgido em Portugal, não se sabe ao certo de qual região do país ele veio. O que se sabe é que o bolinho se tornou uma especialidade da culinária do Mediterrâneo e hoje também é muito consumido na Espanha, na Itália na França.

Mas a popularidade dessa iguaria atravessou os oceanos e chegou à Angola e, claro, até o Brasil.

O bolinho de bacalhau ou pastel de bacalhau, como também é conhecido, é um prato que costuma agradar a todos os paladares. É servido em mesas de bares e botequis, mas aparece ainda no cardápio de restaurantes mais finos.

Segredos do bolinho de bacalhau

Com tantos bares, restaurantes e botequins servindo o bolinho de bacalhau como petisco, os chefs de cozinha tentam criar receitas exclusivas para se destacarem. Por isso, hoje em dia existem diversas variações do bolinho. Há até quem já tenha testado o bolinho de bacalhau feito com aipim, por exemplo.

Mas independente de qual for a sua “fórmula”, alguns cuidados são essenciais para que esse aperitivo fique sempre bonito, crocante e saboroso. Dá uma conferida:

  • não usar qualquer batata. O indicado é utilizar os tipos que possuem menos água;
  • usar óleo quente para a fritura;
  • fritar poucos bolinhos de cada vez;
  • dar preferência ao bacalhau do tipo Gadus Morhua.

Gostou de conhecer mais sobre a origem do bolinho de bacalhau? Ficou com água na boca? Então que tal pedir já o seu? É só acessar o site www.restaurantedoporto.com.br!