A Quaresma chegou e com ela vem a tradição de não comer carne. A abstinência de carne é uma recomendação da Igreja Católica aos fiéis, como uma forma de reconhecer o sacrifício de Jesus Cristo.
A quarta-feira de cinzas é o dia que marca o início da contagem dos 40 dias até a quinta-feira santa que antecede a celebração da Páscoa. Este ano, esse período, que para muitos é de penitência, começa no dia 6 de março.
E para quem for seguir à risca a recomendação de não comer carne durante a Quaresma pode aproveitar, a partir da quarta-feira de cinzas para saborear um delicioso bacalhau no Restaurante do Porto, que estará aberto normalmente. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 11h às 00h, e aos domingos de 11h às 20h.
Veja como o bacalhau ganhou a preferência dos brasileiros e confira dicas para comprar o pescado ideal para preparar em casa.
Tradição portuguesa na mesa do brasileiro
No Brasil, o período da Quaresma, a Sexta-feira da Paixão e o domingo de Páscoa se tornaram, para muitos católicos, sinônimo de bacalhau. A herança veio da colonização portuguesa e as receitas com o peixe norueguês salgado acabaram caindo no gosto dos brasileiros.
O sabor único, a praticidade no preparo do bacalhau e a versatilidade do peixe se tornaram grandes atrativos. Afinal, o pescado pode ser saboreado assado, grelhado, frito ou como complemento para o recheio de lasanhas, risotos e escondidinhos. Isso sem falar no famoso bolinho de bacalhau.
No Restaurante do Porto, você pode escolher desde a tradicional bacalhoada Gomes de Sá até o Penne com Bacalhau desfiado, para quem gosta de combinar uma boa massa com o peixe.
Cuidados na hora de escolher o tipo de bacalhau para servir em casa
Quem preferir passar a quarta-feira de cinzas em casa, mas não quer abrir de comer uma boa bacalhoada, pode preparar o prato na própria cozinha. Mas, para isso, é preciso saber escolher bem o tipo de bacalhau para a receita desejada.
A primeira dica é não se deixar levar pelo preço. O verdadeiro bacalhau custa mais caro do que a maioria dos peixes. Produtos vendidos mais baratos podem, na verdade, não ser bacalhau e você corre o risco de só descobrir isso depois que ele estiver pronto.
Em seguida, observe a aparência do bacalhau:
- Certifique-se de que ele não possui manchas escuras (que podem ser bolor) e nem avermelhadas ou rachaduras. A pele precisa estar clara e uniforme;
- Verifique se o rabo do peixe é reto ou apenas ligeiramente curvado para dentro;
- Veja se as bordas do bacalhau estão claras;
- Observe a pele do pescado está coberta por um pó branco ou cinza na pele do peixe, o que pode ser um sinal de que ele foi mal processado ou conservado.
Ao comprar um bacalhau embalado, cheque também se o pacote contém partes que devem ser descartadas, como o rabo e as barbatanas do peixe. E, por fim, confira ele está bem seco. Para fazer isso, é só pegar a peça pela “cabeça” e ver se a cauda fica reta.
Gostou de saber como saborear um bom bacalhau desde o primeiro dia da Quaresma? Além de fazer uma refeição no Restaurante do Porto, você pode pedir seu bacalhau salgado ou dessalgado no site do Restaurante do Porto.