Comer bacalhau: uma tradição portuguesa

Apesar do bacalhau ser um peixe encontrado predominantemente nas águas geladas dos mares da Noruega e da Islândia, na região do Pólo Norte, foi Portugal que popularizou o consumo do pescado.

Os lusitanos, inclusive, se tornaram os primeiros no mundo a importar o bacalhau da Noruega, um dos principais pescadores. Quer saber como surgiu essa relação entre o bacalhau e o povo português? Então é só continuar a leitura!

Momento de descoberta

De acordo com os primeiros relatos históricos, foi no século XV, durante o período da expansão marítima, que os portugueses teriam descoberto o bacalhau.

Eles foram os pioneiros na pesca do bacalhau na chamada “Terra Nova” (território que hoje pertence ao Canadá), próximo à Groenlândia, onde também pode-se encontrar o peixe.

Tudo aconteceu devido à necessidade de obter alimentos não perecíveis, que pudessem ser conservados por mais tempo. Dessa forma, o bacalhau, depois de seco e salgado, poderia ser levado e consumido durante as longas viagens de navio.

Graças à sua durabilidade, o pescado ganhou até o nome de “fiel amigo”.

O investimento no bacalhau foi tão grande que Portugal chegou a ter uma frota de cerca de 150 embarcações que partiam entre os meses de maio e outubro para pescar nas águas da Noruega, Islândia e Groenlândia.

Já no século XVI, essas expedições foram interrompidas e o país passou a importar o peixe congelado. A retomada só ocorreu no século XIX, voltando a sofrer com uma decadência nos anos 60 do século XX.

Introdução à cozinha de Portugal

Depois de se tornar presença certa nas grandes expedições marítimas, o bacalhau foi introduzido na cozinha de Portugal e passou a ser preparado de várias formas, seja em postas, seja desfiado.

Surgiram, assim, dezenas de receitas, como o bacalhau à Gomes de Sá, Zé de Pipo e à Largareiro, além dos famosos bolinhos de bacalhau.

O peixe também é tradição na véspera de Natal em Portugal, geralmente servido cozido.

Popularização do bacalhau

Portugal conseguiu se destacar na comercialização do bacalhau por prezar sempre pela alta qualidade no preparo do pescado. Com isso, o país também é hoje em dia um dos principais exportadores do peixe.

França, Angola, Itália e, especialmente, o Brasil estão entre os compradores do bacalhau dos portugueses.

Herança da tradição portuguesa

O bacalhau se tornou também uma das marcas da culinária lusitana na mesa dos brasileiros. Essa tradição é ainda mais comum durante a Semana Santa, quando a Igreja Católica orienta seus fieis a não comer carne vermelha.

Gostou de saber como o bacalhau se tornou uma forte tradição portuguesa e ficou com vontade de saborear esse prato? Então é só ir até a unidade do Restaurante do Porto na rua Conselheiro Lafaiete, número 2099, no bairro Sagrada Família, e retirar sua bacalhoada na hora!

Se preferir, ligue 3482-9870 e peça para receber o prato pronto na sua casa.