O processo sucessório das empresas é tão importante, que algumas obras literárias acerca do tema definem a empresa familiar como potencial para sucessão. No Restaurante do Porto, que completa este ano 48 anos de existência, essa transição ocorreu há 10 anos recheadas de ingredientes de sucesso como perseverança, credibilidade, carisma, liderança e cultura. O filho caçula dos três de José da Costa Duarte com dona Glória, Leonardo Duarte não só manteve estável a marca forte conquistada por anos de trabalho e bom atendimento como vem dando mais energia ao andamento aos negócios da família.
Mesmo bem sucedido e atuante na área que se formou, veterinária, Leonardo topou o desafio quando o pai propôs a ele a assumir a direção dos negócios. “Estava atendendo em outra cidade quando ele me ligou e propôs uma conversa sobre o assunto. Fui criado ali, em meio ao restaurante e sempre gostei e convivi neste ambiente. Confesso que quando meu pai conversou comigo fiquei ansioso pelo desafio e ao mesmo tempo muito alegre”, revela Leonardo.
A transição acabou ocorrendo de forma natural e gradativa e Léo não só manteve a linha tradicional do sr. Saldanha com sua fiel clientela como trouxe ainda novos ares para dentro do estabelecimento que vem, ao longo dos anos, angariando prêmios importante no setor de gastronomia. Entre estes o prêmio de Melhor Comida Portuguesa, por quatro anos consecutivos, da Revista Encontro e de Melhor Bacalhau, prêmio da Revista veja.
Ingredientes de Sucesso
O entendimento do negócio, amor e dedicação pelo trabalho são itens primordiais nessa receita de sucesso. Juntamente com o carisma e largo sorriso do empresário que cativaram não só a clientela como os funcionários (alguns dos garçons estão na empresa desde o início, viram Léo crescer).
Um conjunto de ingredientes fundamentais para manter o equilíbrio dos negócios: além do restaurante no Bairro Cidade Nova, a família tem outra unidade em Lourdes e a pizzaria no Barro Preto.
Com uma liderança que gosta e entende do que que faz e uma equipe com cerca de 100 funcionários, o Restaurante do Porto, atravessa gerações e crises sempre entre os melhores restaurantes de comida portuguesa de BH .
Para o sr. Saldanha que acompanha de perto todos os negócios da família, o papel e envolvimento do fundador juntamente com o envolvimento e dedicação do filho são os ingredientes que fazem a diferença nessa receita de sucesso. “Leo entende e vivencia bem todos os departamentos e rotinas do restaurante o que é muito importante para a empresa seguir sempre a frente e mantendo a qualidade do serviço”, comenta Saldanha.
Veja alguns dados sobre processos sucessórios:
Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em nível nacional, entre outubro e novembro de 2016 aponta que mais de um terço dos pequenos negócios em Minas Gerais tem familiares como sócios ou empregados. O estudo mostra que 36% dos pequenos negócios brasileiros podem ser consideradas familiares.
As empresas de pequeno porte (EPP) são as que concentram a maior proporção (59%) de parentes em seus quadros funcionais. Entre as microempresas (ME), 52% são familiares e os MEI reúnem 25% de empreendimentos com essas características.
Minas Gerais é o segundo estado com o maior número de empresas pesquisadas, 382, atrás apenas de São Paulo, com 385.