Descoberto milênios atrás, o bacalhau se popularizou em diversos países. Aqui no Brasil não foi diferente e o pescado é presença certa no cardápio, principalmente na Sexta-feira da Paixão e no domingo de Páscoa.
Mas você já parou para pensar que tipos de bacalhau está consumindo? Atualmente, cinco espécies são utilizadas para consumo. Duas delas estão na cozinha do Restaurante do Porto.
Vamos conhecê-las melhor?
1 – Bacalhau Gadus Morhua
Pescado no oceano Atlântico Norte, esse é considerado o bacalhau mais nobre, de melhor qualidade. Depois de seco, ele fica maior e mais largo, o que permite o corte em postas altas. Também tem um cor palha bem uniforme e uma pele macia, que se solta com facilidade, principalmente depois de cozido.
O Gadus Morhua pode ser utilizado em todas as receitas de bacalhoada. Mas antes de começar o preparo do peixe, porém, é necessário deixá-lo de molho em um recipiente com água gelada e dentro da geladeira por cerca de 72 horas. Durante esse período, deve-se trocar a água a cada seis horas.
2 – Bacalhau Saithe
Ao contrário do Gadus Morhua, o bacalhau tipo Saithe tem uma coloração mais escura. Além disso, seu sabor também é mais forte. Quando cozido, sua carne também fica macia e pode ser desfiada mais facilmente.
É recomendado para o preparo de bolhinhos de bacalhau, pastéis, pratos ensopados, tortas e saladas de bacalhau. Comparado ao Gadus Morhua, bacalhau mais nobre, o Saithe tem um preço menor.
3 – Bacalhau Gadus Macrocephalus
Tem um aspecto parecido com o Gadus Morhua, porém é originário do Pacífico Norte. Uma das maneiras de diferenciar os dois é pelo rabo e as barbatanas que no Macrocephalus têm um bordado branco nas pontas.
A outra diferença está na cor: o Gadus Macro tem a pele bem mais clara. Além disso, ele não desmancha em lascas perfeitas e, por isso, é melhor que seja preparado em pedaços grandes.
4 – Bacalhau Ling
Na aparência, esse é o peixe mais estreito. Apesar disso, pode ser cortado em postas de tamanho semelhante. Tem uma carne branca e sabor marcante. É mais indicado para preparar saladas de bacalhau ou fazer o bacalhau em pedaços, grelhado ou cozido.
5 – Bacalhau Zarbo
Entre os cinco tipos de bacalhau que estamos apresentando aqui, o Zarbo é o que tem o menor tamanho. Possui um corpo alongado e ao ser desfiado suas lascas ficam mais duras.
Por isso, cai melhor em pratos nos quais a textura não é muito importante. Veja algumas sugestões de receita que podem utilizar o bacalhau Zarbo:
- bolinhos de bacalhau;
- pirão;
- caldos;
- ensopados;
- tortas.
Gostou de conhecer os tipos de bacalhau indicados para consumo? Então aproveite e vá até a unidade do Restaurante do Porto na rua Conselheiro Lafaiete, número 2099, no bairro Sagrada Família.
Lá você pode pedir para retirar os produtos da cozinha na hora para levar. Também dá para fazer seu pedido pelo telefone 3482-9870 e receber em casa.